Rotarianos elaboram 13 projetos e agora buscam parceiros
O resultado prático do Fórum de Elaboração de Projetos desenvolvido pelo Rotary Club de Garça, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, foi a elaboração de 13 projetos dentro dos moldes da The Rotary Foundation, que necessitarão de parceiros internacionais para serem viabilizados. “O importante é que aprendemos como escrever um projeto e vimos que não é complicado”, admitiu o vice presidente do clube rotário garcense, Luiz Carlos Gomes de Sá, que reuniu clubes rotários das cidade de: Marília, Vera Cruz, Garça, Duartina e Piratininga, para um encontro regional com este objetivo. “Foi bem esclarecedor e bastante prático”, reforçou o dirigente que espera obter resultados positivos para breve.
O encontro foi dividido em duas partes, sendo a primeira de conscientização e a segunda de exercícios práticos. “De nada adiante escrever o projeto se não houver a consciência sobre a fundação dos rotarianos”, disse o Governador Eleito do Distrito 4510 do Rotary International, Marcos Antônio Carchedi, associado ao Rotary Club de Marília-Tradição, que mostrou aos participantes como surgiu a The Rotary Foundation e como se mantém. “A internacionalidade é o ponto alto deste processo”, reforçou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2006-07, Alonso Campoi Padilha Júnior, associado ao Rotary Club de Bauru-Norte, que mostrou as alternativas de se conseguir parceiros internacionais, uma exigência para a realização de um Global Grants, ou seja, obter um subsídio global de no mínimo US$ 30 mil. “A ideia pode ser boa, mas é preciso seguir o padrão da fundação e escrever o projeto de acordo com os formulários e normas da nossa instituição financeira”, reforçou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2011-12, Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, que orientou o exercício prático.
Durante aproximadamente oito horas, entre conceito, almoço e exercício, os participantes elaboraram 13 projetos dentro do formato exigido pela The Rotary Foundation, restando apenas os documentos fiscais sobre o investimento a ser feito, preenchimento de planilhas e o parceiro internacional. “Avançamos muito, ficando esta lição pra fazermos com o clube, que teremos que discutir e trabalhar com os demais associados do clube”, disse Zenaide Caldamone Cabreira, associada ao Rotary Club de Garça, uma das mais entusiasmada na elaboração de projetos. “Vamos elencar os projetos que escrevemos em termos de prioridades e buscar a documentação necessária e já trabalharmos na busca de parceiros”, falou animada ao verificar a simplicidade de se escrever um projeto. “É preciso que haja dedicação”, resumiu ao ouvir na exposição de que fazer um projeto global com a The Rotary Foundation não é difícil, mas é trabalhoso.
Diante dos resultados positivos obtidos eventos semelhantes estão sendo programados nas cidades de Bauru, Tarumã, Presidente Prudente e Pacaembu. “A proposta é estimular os clube com instrução, orientação e informação de como desenvolver um projeto com a nossa fundação rotária e promover o investimento em nossas comunidades”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, João Evangelista Pereira, associado ao Rotary Club de Lucélia ao sugerir mais encontros interclubes, fóruns ou seminários neste sentido, satisfeito com a movimentação dos rotarianos neste sentido.
LEGENDA – Encontro realizado na cidade de Garça será o primeiro de uma série de vários a ser realizado na região
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Fórum 111218 A, B, C e D
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/márcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros






