ROTARY ADAMANTINA REALIZA FESTIVA DE NATAL E HOMENAGENS ÀS PROFISSÕES

por Rotary Club de Adamantina

Na noite de 9 de dezembro, o Rotary Club de Adamantina realizou sua tradicional Festiva de Natal, marcada também pelas homenagens às profissões. O evento, realizado na sede do clube, reuniu rotarianos, homenageados e familiares em uma celebração especial.

Neste ano, duas profissões de áreas distintas foram escolhidas para receber reconhecimento: Delegado de Polícia e Pedreiro.

O homenageado da classe de Delegado de Polícia Civil foi o Dr. Ricardo Dourado dos Santos, Delegado de Polícia em Adamantina.

Nascido em Andradina-SP, em 1972, formou-se em Direito pela FADAP de Tupã, em 1994. No mesmo ano, casou-se com Ieda Maria Gomes Fabri Dourado, de Santa Mercedes. O casal escolheu Adamantina para viver, onde construíram família e criaram duas filhas.

Dr. Ricardo Dourado foi Escrivão de Polícia até 1998, é Delegado de Polícia desde 1998, sendo que atuou por quatro anos na Capital (Capela do Socorro e DHPP).

Foi Delegado titular em Mariápolis e desde 2006, é titular da DISE – Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes de Adamantina.

Com ampla formação, realizou diversos cursos, destacando-se em: Crimes de Embriaguez ao Volante, Violência Doméstica, Combate ao Crime Organizado, Medidas Cautelares, Extorsão mediante Sequestro, Falsificações e Piratarias, Crimes Falimentares, Sobrevivência Policial e Inteligência Criminal

Tem destacada atuação na área acadêmica tendo sido Professor de Gerenciamento de Crises na Academia de Polícia Civil de São Paulo, Docente de Direito Penal e Processo Penal na FAI e REGES – Osvaldo Cruz, é Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito e Mestrando em Direito da Saúde pela UNISANTA (Universidade Santa Cecília de Santos).

Já recebeu vários prêmios e reconhecimentos, destacando-se dentre eles elogio por Ofício do Poder Judiciário, elogio da Delegacia Geral de Polícia de São Paulo e Título de Policial Civil Exemplar pela Delegacia Regional de Presidente Prudente.

 

PEDREIRO

O segundo homenageado foi Nilton Manoel Lourenço, pedreiro atuante em Adamantina e região. O reconhecimento coincidiu com a proximidade do Dia do Pedreiro, celebrado em 13 de dezembro.

Nilton  iniciou na profissão aos 18 anos, em Bataguassu/MS. Em 2010, realizou sua primeira obra na cidade de Panorama, sob responsabilidade técnica do arquiteto Pedro José Garcia Lopes, de Adamantina, quando foi convidado a trabalhar em Adamantina, aceitando o desafio diante da grande demanda por profissionais da área. Enfrentou dificuldades no início, chegando a dormir nas próprias construções e sem meios de transporte para carregar ferramentas.

Com esforço e dedicação, conquistou espaço no concorrido mercado adamantinense. Desde sua chegada, já realizou cerca de 60 obras, entre residenciais, comerciais e reformas, muitas delas em áreas nobres da cidade.

Atualmente, lidera uma equipe com 25 colaboradores, atuando simultaneamente em oito construções.

Nilton sempre pautou sua trajetória pelo esforço e pela dedicação ao próximo, buscando entregar o melhor como se fosse para si mesmo. Em seu discurso de agradecimento, destacou: “Primeiro agradeço a Deus e à cidade de Adamantina, por terem aberto as portas para mim.”

Nilton é pai de quatro filhos e, de seu casamento com Joice Lourenço Manoel, tem a filha Amanda.

O evento reforçou o compromisso do Rotary Club de Adamantina em valorizar diferentes profissões e reconhecer histórias de dedicação, esforço e contribuição à comunidade.

A presidente do Rotary Club Adamantina, Gislaine Targa Simonceli parabenizou os  homenageados da noite, destacando a importância de cada uma das profissões para a sociedade.

Fez ainda questão de agradecer aos companheiros rotarianos pelo empenho em todas as atividades realizadas em 2025 e destacando que em 2026 serão novos e importantes desafios a vencer. Gislaine encerrou a festiva desejando um feliz natal e um ano novo cheio de conquistas e realizações.

Fotos

Localizar site dos clubes