Rotarianos se preparam para a campanha contra a poliomielite

por Rotary Club de Vera Cruz SP

Rotarianos de Vera Cruz estão se mobilizando para fortalecer a campanha nacional contra a paralisia infantil
Rotarianos de Vera Cruz estão se mobilizando para fortalecer a campanha nacional contra a paralisia infantil

Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Vera Cruz e do Rotary Club Satélite de Vera Cruz-Integração, estão se programando para desenvolver campanhas junto às comunidades de Vera Cruz e Marília, para fortalecer a campanha contra a paralisia infantil, visando o dia 24 de outubro, Dia Mundial contra a Pólio. Segundo o presidente do clube vera-cruzense, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, a proposta é fazer um alerta aos pais, para que levem as crianças aos postos de vacinação e coloquem a carteira de vacinação dos filhos em dia. “Agora não temos mais a exclusividade na campanha, para o combate a paralisia infantil”, lembrou o rotariano ao destacar que a vacinação contra a poliomielite, agora, faz parte da campanha de multivacinação promovida pelo Governo Federal. “A vacinação agora para as crianças é sobre várias doenças”, disse.

A forma mais tradicional de desenvolver uma campanha neste sentido vem sendo realizada pelo clube da cidade de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, nos últimos anos, de promover um “pedágio” na rua central da cidade e estender uma faixa alusiva sobre a importância da vacinação em geral, mas com foco no combate contra a paralisia infantil, que é o foco principal dos rotarianos nas últimas décadas, no sentido de erradicar a doença no Mundo. “Restam apenas dois países: Paquistão e Afeganistão”, disse o empresário Gilberto Gabriel Eid Salomi, que faz parte do Rotary Club Satélite de Vera Cruz-Integração.

Segundo o presidente do clube rotário de Vera Cruz, de primeiro de janeiro a 12 de agosto, o mundo registrou 21 casos de infecção pelo poliovírus selvagem: dois casos no Afeganistão e 19 no Paquistão – os únicos países ainda endêmicos para a doença. “A fase final do esforço de erradicação da poliomielite provou ser a mail difícil”, disse Márcio Cavalca Medeiros, que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “O programa de combate à poliomielite trabalha para apoiar equipes nacionais e locais no desenvolvimento de soluções personalizadas e na realização de ajustes contínuos para melhor atender às necessidades da comunidade”, falou ao acreditar ser importante o trabalho realizado por todos os rotarianos nos 220 países onde a organização mundial se faz presente.

Os rotarianos vera-cruzenses estão planejando manifestação de apoio a vacinação em geral, dentro da campanha nacional lançada recentemente no Brasil “Todos contra a pólio”, que representa uma mobilização pela erradicação da paralisia infantil, sendo a vacinação a forma de prevenção e proteção. A campanha envolve o Ministério da Saúde e diversas iniciativas globais, como o trabalho do Rotary International, para conscientizar e garantir que todas as crianças sejam vacinadas, impulsionando o alcance de um mundo livre do vírus. “O principal objetivo é eliminar a poliomielite do mundo, uma meta que está perto de ser alcançada, apesar da doença ainda ser endêmica em apenas dois países”, disse a professora Sônia Regina Cappi Janini. “A campanha foca em garantir que todas as crianças recebam a vacina contra a pólio, prevenindo casos de paralisia, a final, a vacinação é a única forma de proteção contra a pólio”, acrescentou a professora Célia Santana. “O esquema atual inclui doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de idade, e um reforço aos 15 meses”, frisou a rotariana ao lembrar que no Brasil, desde 1986 a doença foi erradicada, graças ao trabalho intenso dos rotarianos.

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Localizar site dos clubes