Rotary Club de Vera Cruz participa de oficina sobre DQA
por Rotary Club de Vera Cruz SP
Aconteceu na cidade de Marília mais uma etapa das oficinas que estão acontecendo no Distrito 4510 do Rotary International, sobre o Desenvolvimento do Quadro Associativo (DQA), em sete regiões do centro-oeste paulista. No último sábado (27) os clubes das cidades de Marília, Garça, Vera Cruz e Pompeia, estiveram reunidos na sede do Rotary Club de Marília, para uma manhã de reflexão e sugestões quanto ao fortalecimento do quadro associativo dos clubes. “Dos 14 clubes desta região distrital, todos os clubes estão com número superior a 15 associados”, reparou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, presidente do Rotary Club de Vera Cruz, presente no encontro regional, ao participar das discussões em grupo ao lado os dirigentes do Rotary Club de Marília e do Rotary Club de Marília-Leste.
Segundo Márcio Cavalca Medeiros o encontro foi bem positivo, quando os debates ficaram concentrados na retenção dos associados, na atração de novos rotarianos e principalmente como mudar o cenário atual de baixas de associados. “São temas bem complexos, quando cada clubes tem uma experiência própria sobre os três assuntos”, disse o rotariano que já esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “Interessante ouvir os depoimentos dos demais clubes, e perceber que o problema em manter os associados no clube é semelhante entre os clubes”, disse o rotariano ao apontar o sentimento de pertencimento e a ocupação em ações e atividades do clube como as necessidades mais destacadas entre os clubes desta região.
Na questão da atratividade, o presidente do Rotary Club de Vera Cruz disse que o propósito do Rotary Internacional, em servir a humanidade através de programas humanitários deveria ser a principal atração. “Mas existem outros, como o desejo de melhorar a qualidade de vida da comunidade e contar com um suporte forte como a do Rotary, para o desenvolvimento do trabalho em grupo”, disse Márcio Cavalca Medeiros que considerou o encontro válido em todos os sentidos, principalmente pelos debates em equipe e pelo tempo dedicado sobre uma preocupação generalizada. “Vivemos um bom momento na cidade de Marília, com dez clubes existentes na comunidade, e ainda com a possibilidade do surgimento de mais clubes em breve”, comentou ao observar as presenças de todos os clubes marilienses convocados.
Para evitar os meses de janeiro e junho como sendo os de maiores números de baixas, pela necessidade do pagamento das semestralidades, o coordenador distrital do Desenvolvimento do Rotary, Paulo Ricardo Soares, associado ao Rotary Club de Tupã, disse que essa cultura precisa mudar, pois prejudica sistematicamente a performance distrital no geral. “Normalmente acontecem crescimento em todos os meses, e quando chega nos meses do pagamento da per capta internacional, os números de baixas entre os associados crescem muito”, disse ao sugerir uma atenção maior neste sentido, com monitoramento sobre o envolvimento dos associados entre as ações e reuniões semanais dos clubes. “É preciso criar programas internos nos clubes para que o crescimento do quadro associativo seja constante e frequente, além de ênfase no acolhimento aos associados e familiares de forma intensa”, ressaltou Márcio Cavalca Medeiros que vem desenvolvendo trabalho neste sentido no Rotary Club de Vera Cruz.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial






