Rotary Club de Vera Cruz mostra experiências positivas em seminário

por Rotary Club de Vera Cruz SP

O Seminário Distrital sobre o Desenvolvimento do Rotary aconteceu no Instituto Federal de Educação em Tupã
O Seminário Distrital sobre o Desenvolvimento do Rotary aconteceu no Instituto Federal de Educação em Tupã

O Seminário Distrital sobre o Desenvolvimento do Rotary, no Distrito 4510 do Rotary International, realizado na cidade de Tupã, destacou as experiências de sucessos de alguns clubes da região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, dentre elas, a do Rotary Club de Vera Cruz, que passou a ter 18 associados e contar com um Clube Satélite. “Oferecemos alternativas para o pessoal participar das reuniões ordinárias, pela internet também, além de falar mais sobre o Rotary dentro do clube, nos encontros semanais”, disse o presidente do clube rotário vera-cruzense, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que participou do primeiro painel de debates no encontro regional realizado no último sábado, com o tema: Atração de Novos Associados, ao lado experiencias no Rotary Club de Panorama, Vera Cruz e do Rotary Club de Tupã-Vanuire.

Durante aproximadamente 45 minutos, moderados por Pedro Cazadei Ramos da Luz, os rotarianos participantes do painel disseram as experiências que tiveram para atrair mais associados. “O Clube Satélite é uma ferramenta de fortalecimento do quadro associativo fortíssimo”, disse Márcio Cavalca Medeiros, presidente do Rotary Club de Vera Cruz. “Além de aumentar o quadro associativo, diversifica as atividades do clube, da um dinamismo maior e mais pessoas passam a se envolver com as causas do clube”, disse o dirigente que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “Além disso, aumenta a diversidade entre os associados e novas ideias e propostas passam a valer”, acrescentou o rotariano que enfatizou a importância de o clube ter critérios para admitir o pessoal, bem como selecionar melhor quem entra dentro do clube. “Esse é um ponto sensível entre alguns clubes”, disse ao defender uma dedicação maior de se falar mais sobre o Rotary dentro do Rotary, nas reuniões semanais do clube. “É no clube que ensinamos o rotariano sobre o Rotary”, disse ao introduzir nas reuniões do Rotary Club de Vera Cruz a Instrução, Educação e Informação Rotárias.

Com interatividade com os demais rotarianos presentes no seminário distrital, o painel foi bastante participativo com perguntas e questionamento de diversas frente, inclusive envolvendo a presença de jovens dentro do quadro associativo. “O jovem não quer saber de ficar jantando, ou batendo papo”, afirmou Márcio Cavalca Medeiros ao defender reuniões dinâmicas, com começo, meio e fim, e com resultados práticos. “Se as reuniões não forem atrativas, os jovens não se mantem”, disse com experiência ao afirmar que os jovens que participam do Programa Interact e do Rotaract Club estão bem informados sobre a organização. “Os veteranos precisam urgentemente mostrarem conhecimento sobre o Rotary e não terem apego ao Rotary do passado que hoje já não funciona mais”, defendeu o rotariano ao ser aplaudido pelos participantes do seminário distrital que foi presencial, pela primeira vez depois da pandemia.

Os outros dois painéis foram organizados: Engajamento dos associados nos clubes (com experiências de Martinópolis, Tarumã e Presidente Prudente) e sobre o Desenvolvimento e a Expansão Distrital com novos clubes (relatos do Rotary Club de Tupã-Integração, Rotary Club de Marília-Esmeralda e sobre o Rotary Club de Assis-Magia). No final dos debates houve a exposição do tema: “Como chegar aos dois mil associados”, com Wagner Osmar Aparecido Massoca, coordenador assistentes do Desenvolvimento do Rotary para a Região 31.

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Fotos

Localizar site dos clubes